Presidente do IAPMEI dá aula em leiria para alunos de gestão para pme

A aposta na inovação como geradora de produtividade, diferenciação competitiva, melhoria dos processos e da qualidade, de forma a gerar competitividade para as PME no mercado global foi um dos desafios lançados pelo presidente do IAPMEI, Miguel Cruz, aos participantes da Formação Executiva Gestão para PME, da D. Dinis Business School.

O presidente do IAPMEI foi o orador de um seminário dedicado ao tema “Gestão Estratégia no Contexto das PME”, que se realizou no dia 29 de abril.

Em Leiria, Miguel Cruz desafiou os alunos a assumirem um comportamento empreendedor que se caracteriza pela capacidade de identificar oportunidades, colocar ideias viáveis em prática e assumir o risco. O orador sublinhou, contudo, que para haver maior probabilidade de sucesso é necessária uma análise realista a coerente da qualidade da gestão, da ideia e do plano financeiro por parte dos empreendedores ou das suas equipas.

A necessidade de uma nova abordagem foi outro ponto destacado pelo presidente do IAPMEI que afirma que as PME portuguesas têm de ter um ritmo de mudança em aceleração e a capacidade de gerir os paradoxos típicos destas empresas onde as raízes locais ombreiam com a necessidade de um pensamento global, em que a identidade e a especialização têm de viver a par da necessidade de crescimento constante.

O seminário “Gestão Estratégia no Contexto das PME” realizou-se integrado na 4.ª edição da Formação Executiva Gestão para PME, o primeiro programa aberto pela Escola de Negócios de Leiria e por onde já passaram cerca de60 empresários, gestores e empreendedores da região centro. Além dos participantes da edição de 2016, a D. Dinis Business School convidou os ex-alunos a participarem neste seminário.