Sabe qual é a diferença entre uma gestão tradicional de projetos e uma gestão de projetos apoiada em metodologias ágeis? Então, não saberá o que é a gestão híbrida de projetos. Com este artigo, ficará com as suas dúvidas esclarecidas! Vamos por partes.
Antes de entender o que é a gestão híbrida de projetos, há que perceber o que não entra neste conceito. A gestão híbrida de projetos não pressupõe a gestão tradicional de projetos nem as metodologias ágeis na íntegra. Em vez disso, resulta na combinação de características de ambos os métodos de gestão de projetos que melhor se adaptam ao seu projeto.
Conheça que características poderão ser essas.
Principais características da gestão tradicional de projetos:
- Foco na planificação – Minuciosamente detalhado antes de dar início a qualquer projeto e seguida ao milímetro;
- Sem alterações – Não são feitas adaptações nem alterações à planificação do projeto durante a sua execução;
- Direcionado para projetos de grande dimensão, como construções de infraestruturas (obras, fabricação, etc);
- Tarefas complexas – Geralmente, de longa duração, que poderão ter a mesma duração que o projeto na íntegra;
- Burocracia
Estas características não se adaptam a todos os projetos. Nem todos os projetos são estanque. Há projetos que necessitam de maior flexibilidade e adaptação ao longo da sua execução, sem comprometer o resultado final.
Principais características de metodologias ágeis na gestão de projetos:
- Planificação gradual – As tarefas previstas na planificação vão sendo adaptadas e ajustadas, ao longo da execução do projeto;
- Tarefas de curta duração – Reduzir a complexidade da tarefa permite uma mais rápida e eficaz conclusão. Por conseguinte, mais rapidamente começa a próxima tarefa, mantendo um ritmo consistente e objetifica cada passo dado;
- Testagem – É normal concluir o projeto antes do prazo previsto, para que o possa testar e reajustar pontos que necessitam de reforço;
- Direcionado para projetos do setor da Tecnologia, como desenvolvimento de softwares.
O objetivo, com a gestão híbrida de projetos, é o de poder agrupar o seu próprio método de gestão de acordo com o tipo de projeto que tem em mãos. Pode, por exemplo, complementar à planificação detalhada e bem definida uma execução ágil, que permitirá reajustar as tarefas que tinha previsto ao início, mas que, ao longo do projeto, viu necessitarem de mais reforço ou de menos atenção.
A gestão híbrida de projetos, por permitir personalizar e adaptar às características do seu projeto a combinação das metodologias que fazem mais sentido, é cada vez mais essencial para quem trabalha com a gestão de projetos. Especialmente, gestão de projetos ligados ao setor da tecnologia e que carecem de maior flexibilidade.
A Leiria Business School, em parceria com a Pomegranate, oferece uma formação em Gestão Híbrida de Projetos, com os melhores especialistas do mercado, certificada, e muito completa, para quem quer aprofundar conhecimentos e conhecer novas metodologias para a gestão de projetos.