Leiria Business School

Docente

Susana Rodrigues

Professora Coordenadora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão - IPL
Doutorada em Gestão Estratégica - Universidade de Wolverhampton

Susana Cristina Serrano Fernandes Rodrigues, é doutorada em gestão estratégica pela Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido. Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa em 1992. De 1992 a 2010 e de 2015 até agora, é professora na Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Leiria, do Instituto Politécnico de Leiria, é professora coordenadora na mesma Escola. Leciona principalmente unidades curriculares nas áreas de Gestão Estratégica, Gestão Estratégica Avançada, Gestão da Diversidade Cultural, Marketing de Novos Produtos e Inovação e Empreendedorismo, quer à licenciatura quer ao mestrado.

Tem colaborado com várias instituições na formação de profissionais. Em 2002 e 2003, lecionou os módulos de gestão estratégica e marketing no curso de pós-graduação em negócios, co-organizado pelo ISCTE e pelo ESTG/Politécnico de Leiria. De 2004 a 2007, lecionou o módulo de gestão estratégica, em programas de formação para executivos. De 2007 a 2010, lecionou os módulos de gestão estratégica avançada, marketing de novos produtos e marketing estratégico nos programas de mestrado. Entre 2015 e 2018, foi formadora em vários cursos para executivos em gestão estratégica e em projetos financiados na Europa para a D. Dinis Business School (Leiria Business School). Em 2015, lecionou o curso de Gestão da Diversidade Cultural no programa de MBA para Executivos, um dual degree, oferecido pela Universidade ADA, Baku, Azerbaijão e pela Escola de Gestão de Maastricht. Lecionou em instituições de ensino superior na Holanda (2004) e Dinamarca (2017) no âmbito do Programa de mobilidade Erasmus.

Esteve envolvida na coordenação e desenvolvimento de projetos financiados nacionais e europeus. De dezembro de 1992 a dezembro de 1994, foi responsável pela elaboração e a coordenação de cursos de formação cofinanciados pelo Fundo Social Europeu para o Instituto Politécnico de Leiria. Participou e submeteu vários projetos ao conselho de referência estratégico nacional - QREN (português). Em 2010, redigiu candidaturas para empresas para submissão de projetos a fundos europeus. Em 2017, deu formação sobre como elaborar as candidaturas de acesso a Fundos Europeus no âmbito do Portugal 2020, designadamente no que concerne às áreas de gestão estratégica que as candidaturas no âmbito do Portugal 2020 exigem.

Tem uma forte ligação ao tecido empresarial. Colaborou com empresas na apresentação de soluções para problemas identificados por elas, designadamente com o grupo Vangest no desenvolvimento de estratégias de marketing, com o grupo Lusiaves na formulação estratégica das suas várias unidades de negócio. Colaborou com os municípios de Castanheira de Pêra na criação de um plano estratégico para revitalização económica, social e geográfica do município e com o município de Porto de Mós, para a elaboração de um plano estratégico de Turismo Sustentável. Colaborou com o Projecto “Empreender Leiria”, organizado pelo NERLEI. Tem uma forte ligação às empresas de moldes.

Esteve envolvida em várias atividades de empreendedorismo: como membro do júri de concursos nacionais (BES Inovação), como membro de júri de comités de empreendedorismo (Empreender Leiria), como mentora (Platicemar;), como consultora ou no desenvolvimento de ideias de produtos (concurso Lena Business), entre outros. Foi membro do Centro Empreendedor do Instituto Politécnico de Leiria. Colabora com a Startup Leiria. Possui uma patente – S4Oil, para um produto inovador de recuperação do óleo alimentar e ganhou uma “menção honrosa” no Concurso Nacional “Mais vale perder um minuto na vida, do que a vida num minuto”, organizado pela Fundação da Juventude. Foi apresentado um produto inovador que ajuda a prevenir e reduzir acidentes de viação. Em 2018, desenvolveu um estudo de “Boas Práticas de Empreendedorismo no Projeto: EMPREENDER LEIRIA - INOVAR E CAPACITAR” para a TGA, Nerlei.

Desde 2017-2019, foi membro da Comissão Externa de Avaliação (CAE) e Presidente da Comissão de Avaliação Externa da "Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior" – A3Es, na avaliação de cursos de gestão. Foi nomeada para cargos de direção/gestão. De maio de 2010 a maio de 2014, foi Diretora da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Em 2014, recebeu reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido como Diretora da Escola de Artes e Design - publicado no Diário da República, 2ª série - nº 186 - 26 de setembro de 2014. Foi Diretora/coordenadora do curso do curso de Comércio e Marketing e de Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico. De março de 1994 a outubro de 1995, foi coordenadora do Programa Erasmus do Instituto Politécnico, PIC - da área de Administração e Negócios

Esteve envolvida na organização de conferências internacionais. Desde 2006, é membro do comité organizador da conferência internacional GBATA. É vice-presidente do GBATA, tendo sido Chair e Co-Chair da Conferência. Em 2005 e em 2015, organizou a conferência em Portugal. Em 2010, coorganizou, em Portugal, a Conferência Europeia sobre Capital Intelectual.

É membro do comité científico da European Conference on Intellectual Capital (ECIC) e da International Conference on Tourism Research (ICTR). Em 2003, 2005, 2007 e 2009, integrou o comité organizacional da “The International Conference on Advanced Research in Virtual and Rapid Prototyping”.

Tem várias publicações: livros, capítulos de livros e artigos científicos. É editora regional para a Europa do Journal of Global Business and Technology. É membro do Centre of Applied Research in Management and Economics (CARME).

Está envolvida em vários projetos Europeus financiados nas áreas de economia circular e gestão.

Atualmente, supervisiona estudantes de doutoramento e de mestrados, nas áreas da Gestão Estratégica, Empreendedorismo Social, Negócios Internacionais, Economia Circular, Marketing Estratégico e Gestão da Diversidade Cultural.

A sua investigação abrange vários tópicos dentro da área de gestão estratégica designadamente business strategy, organisational performance, entrepreneurship, business failure, international business and circular economy. Conduziu uma investigação profunda sobre estratégia de negócios e desempenho organizacional na Indústria Portuguesa de Moldes, que é um dos setores mais importantes em Portugal; um estudo longitudinal de 1980 a 1997. Este estudo foi a investigação mais aprofundada realizada neste setor e foi apoiado por muitas empresas de moldes e pela Associação Portuguesa para a Indústria de Moldes. Foi Key Note Speaker convidada para várias conferências sobre a indústria de moldes em Portugal. 

Subscreva a nossa newsletter e fique a par das últimas novidades