A hidroponia é uma técnica de cultivar plantas sem solo (terra), onde as plantas entram em contacto com uma solução nutritiva (água + nutrientes) através das suas raízes, absorvendo todos os elementos minerais essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento.
Pela forma como a solução nutritiva entra em contacto com as plantas, existem vários tipos de sistemas. Neste caso, estamos a falar em sistemas suspensos (Aeroponia), sistemas em tubos de polipropileno (NFT), sistemas em substrato (Semi-Hidropónico), sistemas flutuantes ( DFT), entre outros.
ORIGEM DA HIDROPONIA
Esta técnica já existe há vários anos, no entanto, foi apenas nos anos 80 que teve uma escala comercial, devido sobretudo aos problemas ambientais existentes na Holanda devido a práticas agrícolas descontroladas. No entanto, existem relatos que os aztecas já realizavam cultivo sem solo de forma flutuante e os jardins da babilónia já tinham sido projetados através desta técnica. Na Segunda Guerra Mundial as Forças Armadas Americanas dinamizaram este tipo de cultivo para abastecer de verduras e legumes frescos as suas tropas.
Atualmente esta técnica já está bastante difundida a nível Mundial, Países como os EUA, Brasil, Holanda e Japão, estão na vanguarda neste tipo de cultivo através de equipamentos cada vez mais tecnológicos.
COMO REALIZAR ESTE TIPO DE CULTIVO
Realizar este tipo de cultivo é muito fácil, apenas necessita de projetar o seu sistema que irá variar conforme as plantas a produzir e monitorizar as plantas e a solução nutritiva.
Esta é uma técnica que consegue cultivar quase de tudo, alfaces, rúcula, ervas aromáticas, nabiças, couves, morangos, tomates, entre outros, em lugares pequenos e confinados.
Poderá fazer este tipo de cultivo em casa indoor ou outdoor, ou então a nível comercial, em estufas ou armazéns.
Para projetar os sistemas é necessário além da própria técnica e material, haver luminosidade do sol, direto ou indireta, ou então, através de luz artificial.
Atualmente existem no mercado sistemas hidropónicos projetados para pequenos espaços e com preço acessível.
INSCREVA-SE NA FORMAÇÃO EM HIDROPONIA PARA EMPREENDEDORES E VENHA CONHECER ESTA TÉCNICA ASSIM COMO OS VÁRIOS SISTEMAS.
Algumas vantagens da hidroponia face à agricultura tradicional em solo:
Economia de água – Além da redução nos pesticidas, o cultivo em hidroponia torna-se ainda mais relevante em relação a economia de água, por exemplo para a produção de hortaliça, estima-se economizar cerca de 70 a 90% de água;
Qualidade dos alimentos – A qualidade do produto hidropónico é seu ponto forte, pois permite um ambiente controlado, possibilitando uma produção mais homogênea, além de não sofrer com a sazonalidade e não precisar de manuseamento exigidos pelo solo, como rotação de culturas por exemplo;
Viabilidade, retorno do investimento e projeto – A viabilidade económica de um projeto hidropónico deve ser pesquisada em cada nicho e situação de mercado averiguada pois cada situação é singular.
E muito mais…
Artigo escrito por Estêvão Anacleto, CEO & Founder da GroHo Hidroponia e formador da formação em Hidroponia para Empreendedores.