Descubra tudo o que precisa saber para aproveitar o Cheque Formação Digital e impulsionar as suas competências digitais!
1. O que é o Cheque Formação Digital?
O Cheque Formação + Digital é uma iniciativa do Governo português, parte do Programa Emprego + Digital 2025. Com um valor de 750 euros, destina-se a financiar a formação em competências digitais. O objetivo é apoiar trabalhadores de todos os setores a desenvolverem competências digitais essenciais.
2. Quem pode candidatar-se ao Cheque Formação Digital?
Esta medida é aberta a trabalhadores por conta de outrem, trabalhadores independentes, empresários em nome individual e sócios de sociedades unipessoais por quotas. Apenas desempregados e funcionários públicos não são elegíveis.
3. Requisitos de elegibilidade:
– Idade igual ou superior a 18 anos.
– Nível de escolaridade igual ou superior ao ensino secundário.
– Residência legal em Portugal.
“O trabalhador tem direito, em cada ano, a um número mínimo de quarenta horas de formação contínua ou, sendo contratado a termo por período igual ou superior a três meses, a um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano.”
4. Como candidatar-se?
1. Registe-se no portal Iefponline.
2. Preencha o formulário de candidatura online.
3. Anexe os documentos necessários, incluindo comprovativos de situação contributiva regularizada.
5. Áreas prioritárias para formação:
O Cheque de Formação Digital pode ser usado em várias áreas digitais, incluindo ferramentas de produtividade, comércio digital, cibersegurança, gestão de redes sociais, design de UX/UI, análise de dados, programação, robótica e muito mais. Pelo menos 80% da formação deve ser dedicada ao digital. Contudo, a Leiria Business School não tem qualquer intervenção ou responsabilidade no processo de submissão e/ou aprovação das candidaturas.
6. Pode iniciar a formação antes da aprovação?
Sim, pode iniciar a formação antes da aprovação da candidatura, mas deve estar ciente de que assume o risco das despesas caso a candidatura não seja aprovada.
7. Quanto pode receber?
Cada candidato pode receber até 750 euros por ano. O valor pode ser usado para cobrir despesas relacionadas com a formação, incluindo inscrição, frequência e certificação.
8. Pagamento do apoio:
Todos os apoios são depositados na conta do candidato por meio de transferência bancária, sendo obrigatório que o titular da conta seja o mesmo da candidatura, com comprovação.
O pagamento é efetuado após a conclusão da formação e mediante pedido de encerramento pelo beneficiário. O IEFP reembolsa diretamente o valor aprovado, geralmente num prazo de 30 dias úteis.
9. Prazo para pedido de encerramento:
Deve efetuar o pedido de encerramento da candidatura no prazo de 45 dias úteis após a data de término da formação.
10. Mais informações:
Consulte o Regulamento Específico da Medida ou visite o portal oficial iefp Cheque-Formação + Digital para esclarecer todas as suas dúvidas.
De notar que a Leiria Business School não tem qualquer intervenção ou responsabilidade no processo de submissão e/ou aprovação das candidaturas Cheque Formação + Digital (IEFP)