ESTAR NO TOPO DOS RESULTADOS DO GOOGLE AJUDA A GERAR TRÁFEGO E NEGÓCIO. MAS ESTAR COM AS PALAVRAS DE PESQUISA ERRADAS, SIGNIFICA QUE ESTÁ A PERDER OPORTUNIDADES E A DESPERDIÇAR DINHEIRO. QUER CONTINUAR?
Nem sempre um negócio é encontrado no Google e se isso pode parecer irrelevante para quem ainda não assenta os seus negócios no digital, ter uma boa presença nos resultados de motor de pesquisa será fundamental.
Pesquisar é uma atividade intrínseca à atividade humana. Por isso, a pesquisa online é um prolongamento que através um telemóvel passou a estar nos nossos bolsos. Conhecer a localização de uma loja, um contacto, horário ou até alguns serviços são pesquisas básicas relacionadas com qualquer negócio.
Quando passamos especificamente para negócios online, a dependência de um motor de pesquisa é ainda maior para que os clientes encontrem o nosso website e naveguem nas respetivas páginas.
Ter um website no topo dos resultados do Google gera um interessante volume de tráfego, de utilizadores que já estão a pesquisar termos relacionados com o seu negócio. Se não está nestes resultados significa que os seus concorrentes diretos vão ocupar esse seu espaço
A atividade de Search Engine Marketing assenta em dois eixos: SEO – Search Engine Organization que se dedica a otimizar um website para aparecer nos resultados “gratuitos” do Google; por outro lado, temos o SEA – Search Engine Advertising que são campanhas de meios pagos (anúncios) que aparecem no topo dos resultados do Google.
Saber e ter uma estratégia de palavras-chave é também um meio de evitar desperdiçar tempo e dinheiro no Google. Já imaginou que as casas se “arrendam”, mas a maioria das pessoas pesquisa no Google por “alugar”?
Tem noção do impacto destas duas expressões em termos de volume de pesquisas?
Casas para arrendar – 14.800 por mês;
Casas para alugar – 49.500 por mês *
*Pesquisas mensais no Google.pt (portuguese)
Este pequeno exemplo demonstra que otimizar o seu website e fazer uma campanha com as palavras de pesquisa erradas podem custar muito dinheiro à sua empresa.
Ainda precisa de outro exemplo?
Carros novos 2.400 por mês;*
Automóveis novos 320 por mês *
* Pesquisas mensais no Google.pt (portuguese)
Saber como os motores de pesquisam funcionam, como otimizar um website, como fazer uma campanha é nos dias que correm uma atividade com bastante interesse para as marcas e mercado.
É também uma área em expensão e que necessita de recursos qualificados para a gestão de campanhas de marketing digital, maioria das empresas começam a necessitar de recursos dedicados e especializados.
Paralelamente, muitas startups e empresas multinacionais estão a abrir hubs digitais no nosso mercado e estão a contratar recursos especializados para os seus quadros.
Quer ser um deles? Inscreva-se e garanta o seu lugar na nossa foramção de Motores de Pesquisa e Redes Sociais.
Texto redigito por Miguel Maio, Formador do Curso de Motores de Pesquisa e Redes Sociais e SEO Specialist-Mercedes-Benz. io