Líder não é cargo, é missão!

João Vaz
Formador da Leiria Business School; Autor do Sistema SOPRAR®; Sócio-gerente do Instituto SOCEM; Licenciado em Marketing e Mestre em Marketing Relacional; Master Trainer Coach profissional, Master Business & Executive Coach de Alto Rendimento certificado pelo NLPC/INCTA;

Há momentos na vida (seja pelo nosso perfil ou pelo nosso percurso profissional) em que surge o convite de alguém para chefiar e liderar pessoas! Liderar é um desafio tão amedrontador quanto poderoso! Surge a dúvida, parece que te estão a empurrar para “uma função” para o qual não te sentes preparado! E vem a dúvida interna que gera medo e paralisia! O primeiro instinto é de recusar. “Eu? Não sei!”, “Ui! E se…”, “não sei se consigo!”, “não estou preparado!”; “vou pensar” “é uma enorme responsabilidade!…”; palavras que, quem já foi desafiado pensou ou falou nalgum momento! Perante um desafio destes só temos uma hipótese de escolha: assumir ou recusar!

Mas o medo de falhar, de não estar à altura, de ser visto como fraco ou incapaz, parece tomar conta de nós! O que poucas pessoas percebem é que ser convidado para liderar é muito mais que ocupar uma posição ou um cargo!  Líder verdadeiro entende perfeitamente que liderar se trata de assumir uma verdadeira missão e por isso, vai muito além de um mero cargo! O líder sabe que o maior desafio começa na autoliderança, de ser organizado e responsável pelas suas coisas em primeiro lugar e pedir ajuda é um sinal de humildade e maturidade! A liderança exige disciplina, clareza e o entendimento de que “não podemos liderar nada fora de nós se não conseguimos liderar o que acontece dentro de nós.” Um líder eficaz deve primeiro ser capaz de gerir as suas próprias emoções, a sua agenda (o seu tempo é muito precioso e as suas ações medem-se pelo impacto e valor criado). A liderança começa no cuidado pessoal e no planeamento como estratégia!

O líder genuíno nunca deve ver a posição de liderança como um título, mas como um compromisso profundo. Ser líder é estar em constante serviço do coletivo, à missão maior. Um cargo pode ser atribuído, mas a liderança é conquistada, é merecida e isso requer uma entrega genuína e contínua.

A liderança, quando agarrada com sentido de missão, é uma honra que deve derivar de uma congruência interna de valores e de um alinhamento interno sólido da nossa própria jornada (com consentimento familiar) para correspondermos e superarmos as expectativas de quem confiou em nós (seja uma equipa / organização em particular ou sociedade em geral) procurando dar o nosso melhor para gerar impacto positivo nas pessoas de dependem e confiam em nós! Quando alguém acredita e aceita o desafio de liderar, deve sentir que a ação de liderar é tão necessária para os grupos que para os verdadeiros líderes devia ser algo natural que não se confunde com ambição pessoal ou busca contínua por reconhecimento! O legado ou impacto virá sob a forma de resultados, obras inesquecíveis e marcantes, atitudes ou situações! Tudo aspetos que dão significado à sua vida! O líder refina-se na adversidade! São parte do processo!

Se já se viu perante este dilema profissional ou debate filosófico, vai ver que há opiniões para todos os gostos e feitios sobre a questão da liderança! Certo é que, como diz um ditado português “mares calmos não fazem bons marinheiros”. Portanto, tal com um marinheiro precisam de enfrentar tempestades para aprimorar as suas habilidades, também os líderes precisam de experiências desafiadoras e sair do piloto automático para desenvolver a sua resiliência e a sua capacidade de liderar revelando maturidade. Os desafios e o erro fazem parte do processo e constituem uma oportunidade de aprendizagem e de fortalecimento do líder que há em si.
Por mais que cada desafio pareça ser um obstáculo intransponível, carregam em si chaves para o crescimento. Cada crise, cada falha, cada erro, tem o poder de nos ensinar algo importante, de moldar a pessoa o líder em que te tornarás quando aceitas liderar pessoas. Se você está na luta, quando se insurge e não desiste, então sabe que o seu entusiasmo e a sua motivação é muito grande! É maior que a fome! Nós não perdemos quando somos derrotados, nós perdemos quando desistimos e perdemos o entusiasmo!

São esses pequenos entendimentos simples e profundos que transformam um simples gestor num líder verdadeiro. Seja um pouco mais que o líder que eles estão à espera! Surpreenda-os! Não queira ser quem não é! Não queira ser formador, mas inspirador de pessoas pelo seus exemplos e histórias reais de alguém que cresceu na adversidade com os desafios da vida!  Seja um mentor e farol para o mundo através da sua sabedoria acumulada através da experiência!
Não há mais tempo para hesitações. As pessoas tem necessidade de orientação e de ser lideradas! O momento é sempre no agora. Se estás pronto? A 100% ninguém está! Mas se te desafiaram foi por algum motivo! É Porque viram em ti predicados e sabem que é uma missão que está ao teu alcance. Então, se sentes que tens um líder dentro de ti, de que estás à espera? O mundo precisa de pessoas que aceitem essa missão! Assume-te!

 

Artigo da autoria de João Vaz

Liderança e Gestão de Pessoas

Formação em Liderança e Gestão de Pessoas

Esta formação foi pensada para quem lidera equipas e quer reforçar competências de comunicação, motivação e gestão de conflitos. Desenvolva a sua liderança com impacto e confiança.
Início: 25 de setembro de 2025   |   Formato: Presencial   |   Duração: 44 horas

SABER MAIS E INSCREVER-SE