Capital, gestão e liderança foram aspetos considerados essenciais para a competitividade das empresas por António Mexia. O presidente executivo da EDP foi o orador convidado do Jantar-Conferência D. Dinis Business School, que reuniu cerca de 100 pessoas no dia 22 de setembro.
Para o CEO da EDP a falta de capital é um dos problemas que as empresas portuguesas enfrentam. Além disso existem novos desafios trazidos pelo que apelidou de “choque de gestão”. “Assistimos a uma uberização da economia”, disse. A grande rapidez com que os consumidores incorporam novos hábitos nas suas rotinas e a consolidação da economia colaborativa são dois aspetos apontados ao fenómeno da uberização da economia. “Já não faz sentido esconder conhecimento, as empresas serão mais fortes se partilharem”, defendeu.
Para o presidente executivo da EDP a D. Dinis Business School insere-se neste “choque de gestão” pelo carácter inovador e pelo trabalho desenvolvido. “Projetos como este, que nascem com carácter local, podem potenciar mudanças reais e efetivas na economia”, afirmou.
António Mexia desafiou os ex-alunos da D. Dinis Business School e os empresários presentes a combinarem o conhecimento técnico com o conhecimento do mundo, literatura, arte ou tecnologia, defendendo que as “soft skills” são fundamentais para o desempenho profissional.
Sobre o mercado energético, o orador disse que Portugal tem um índice energético competitivo e que o custo da eletricidade não pode ser o “bode expiatório” para a falta de competitividade das empresas, uma vez que esse valor se encontra abaixo da média europeia e representa um peso de 8%.
Veja a fotogaleria do Jantar-Conferência D. Dinis Business School aqui.